Local da Edição: Santarém, Monte Alegre e Breves – Pará
Data da Edição: De 12 a 30 de Junho de 2025
Nº de Atendimentos: 59.778
Edição 2025 foi marcada por parceria inédita entre Voluntários do Sertão e Força Aérea Brasileira (FAB), que realizou mutirão de saúde e social no Estado do Pará
Pela primeira vez em sua história, a Organização Voluntários do Sertão ofereceu sua estrutura de atendimentos, exames e procedimentos para população que vive em áreas isoladas da região Amazônica. Com 25 anos de legado, o projeto acontecia anualmente no Estado da Bahia
O mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão realizou sua 21ª edição na isolada região Amazônica, no Estado do Pará. O projeto foi realizado em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), que já apoia a realização das ações do mutirão há mais de 14 anos, mas exclusivamente com a viabilização do transporte dos profissionais voluntários – por meio de suas aeronaves – até a área de atuação, porém. Desta vez, Voluntários do Sertão e FAB se uniram com estrutura e atuação dos profissionais na realização da missão denominada Exercício Excelsior.
A ação foi realizada em duas etapas, no Estado do Pará. No início do mês de junho, uma equipe menor percorreu de balsa regiões ribeirinhas passando pelos municípios de Santarém e Monte Alegre. Em seguida, de 25 a 28 de junho, a equipe da balsa atracou em Breves e se uniu a um grupo maior de voluntários que atenderam em solo utilizando estrutura de atendimentos em carretas e também com pontos montados em escolas e outras instituições do município. Ao todo, participaram cerca de 200 profissionais voluntários, somados a outros 160 profissionais da FAB, ambos atendendo em áreas médicas. As áreas de odontologia e ações sociais ficaram a cargo da equipe do Voluntários do Sertão.
Com essa união surgiu mais um recorde, no total foram registrados mais de 59 mil atendimentos, exames e procedimentos em benefício da população que foi acolhida pelo mutirão, além de doação de insumos importantes. [Confira no final os dados completos com a relação dos atendimentos].
“Recebemos com grande honra o convite para unir forças em uma missão da Força Área Brasileira. Em 2025, completamos 25 anos de história do mutirão Voluntários do Sertão e foi justamente nossa trajetória de sucesso em oferecer atendimentos de saúde e social em regiões de vulnerabilidade social que fez a FAB nos convidar para uma parceria em que nosso conhecimento e estrutura ajudariam a oferecer mais oportunidades para a população atendida na ação deste ano na região Amazônica”, destaca Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, Presidente da Organização Voluntários do Sertão.
E completa. “Já tínhamos realizado ações menores, pontuais, em outros Estados do Brasil, mas a edição oficial – que realizamos anualmente – acabava acontecendo sempre na Bahia. Também por isso, foi emocionante levar nossa estrutura e profissionais voluntários para outra área que também precisava da gente. Foi emocionante! O Estado do Pará nos acolheu e pudemos ver que ajudamos a transformar vidas. Conseguimos oferecer acesso à atendimentos de qualidade para a população que recebeu a ação, com profissionais experientes e reconhecidos em suas áreas e com estrutura de primeira qualidade”.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comenta sobre a parceria com a Organização. “Fizemos algumas operações dessas, O Exercício Excelsior, mas só com atuação da Força Aérea. Do ano passado para agora, nós nos achamos: nós da Força Aérea e o Voluntários do Sertão. A partir daí, de mãos dadas, seguimos na mesma direção e agora virou uma só ação, com uma grande ação humanitária, quem sabe a maior dessa região. Esse é um exemplo característico da sociedade brasileira, em que civis e militares se unem em prol de um objetivo comum de ajudar quem precisa. Os Voluntários do Sertão estão acostumados com operações no nosso Nordeste e agora atuaram no Pará, mantendo o mesmo nome, mas agora com viés Amazônico e pra nós é um orgulho muito grande”.
Esta edição também contou com a colaboração da renomada Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) que conduziu pesquisas focadas em câncer de colo do útero, visando ampliar o entendimento e o tratamento da doença na região Norte do Brasil.
RESULTADOS OBTIDOS
ATENDIMENTOS:
Cardiologia – 164
Clínica Médica – 841
Consultas Especializadas – 136
Enfermagem – 4661
Farmácia – 1796
Fisiatra – 149
Fonoaudiologia – 162
Gastroenterologia – 72
Ginecologia – 734
Infectologia – 116
Odontologia – 1435
Oftalmologia – 3763
Otorrinolaringologia – 194
Pediatria – 866
PROCEDIMENTOS / EXAMES:
Anatopatológicos – 26
Aparelho Auditivo -100
Audiometria – 84
Eletrocardiograma – 135
Exames Citopatológicos – 265
Mamografia – 302
Óculos de Grau – 2920
Procedimentos odontológicos – 13101
Procedimentos Clínica Médica – 1167
Raio X – 295
Teste Glicêmico – 199
Ultrassonografia – 896
CIRURGIAS:
Catarata – 224
Pterígio – 94
Geral – 97
ORIENTAÇÃO JURÍDICA E AÇÕES EDUCATIVAS
Conecta Saúde – 642
Orientações psicológicas – 1012
Orientação Jurídica – 276
Saúde Bucal – 922
TOTAL: 41346
PRODUTOS DISTRIBUÍDOS:
Kits de Higiene Bucal – 300
Cestas Básicas – 100



